sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Resenha, por Ribamar Mitoso.

            A doença do mundo, Afetuosos teoremas de Martín, O caçador de made in's, O dia que comi como o faz um rico, O estouro da artéria de um cavalo húngaro, O gozo sem vida de Joana, Óculos de vô Tico, O tabelião dela, 439, Vitamina C, O Pintor e O jogo ou como cortar uma faca com outra faca são os contos que compõem este livro e este ebook.
             Thiago Roney , o autor, pertence a uma geração de autores Amazônicos que começou a escrever nos anos 2000. Traz consigo, portanto, uma razoável tradição narrativa Amazônica: a literatura épica que registrou o confronto de raças no século XVII e XVIII, a literatura realista-naturalista que ficcionou a tragédia do confronto de classes nos seringais do século XIX, a literatura modernista que recuperou a literatura oral dos povos indígenas, o neorealismo com a secura trágica do extrativismo pós- segunda guerra, o realismo-cômico-fantástico dos anos 70 e o realismo- cômico-fantástico- absurdo-sujo , em primeira pessoa, da minha geração 80/90.

        Thiago não se perde nem no fantástico, nem no mágico, nem no maravilhoso das narrativas modernistas , inspiradas na tradição oral. Sua questão é registar o real , mesmo o absurdo, de uma cidade como Manaus, e com uma precisão quase matética do professor de equações e números. 
           É dentro desta história social e estilística da Amazônia que teremos que lê-lo. Não mais como um autor da Amazônia rural e ribeirinha, mas como um louco criativo da sandice de viver numa cidade com o terceiro maior PIB e o vigésimo sétimo IDH entre as capitais brasileiras.

        

José Ribamar Mitoso é Escritor,Dramaturgo,Professor da Universidade Federal do Amazonas, Pós-Graduado em Projetos Culturais (FGV), Especialista em Estética e Filosofia da Arte (USP) e Mestre MSC em Literatura Amazônica ( UFAM ).

Nenhum comentário:

Postar um comentário